Novos Potenciais da IA na Manufatura

Como os mais recentes progressos da Inteligência Artificial vão transformar a indústria de manufatura

Nicholas Arand

4/1/20242 min read

A adoção de tecnologias de inteligência artificial (IA) tem, a seu tempo, crescido no mundo da manufatura. No entanto, muitas empresas ainda estão apenas arranhando a superfície do verdadeiro potencial que algumas destas ferramentas têm a oferecer. Isso ocorre, em grande parte, devido à maneira linear como o conhecimento tende a progredir na indústria, gerando um distanciamento entre a compreensão sobre tecnologias disruptivas e seus reais potenciais. O desconhecimento sobre a amplitude e profundidade das aplicações de IA limita sua utilização a poucos casos mais óbvios, deixando um vasto campo de oportunidades inexploradas.

Até o momento, os casos de sucesso na implementação de IA na indústria têm sido, em sua maior parte, dominados pelo uso de Machine Learning (ML) clássico. Não há dúvida de que o ML é uma ferramenta poderosa, responsável por melhorias significativas na eficiência dos processos e na tomada de decisões baseadas em dados. No entanto, esta abordagem tradicional só aprimora aquilo que as ferramentas clássicas de análise de dados já eram capazes de fazer antes deste recente boom de descobertas no campo da chamada IA cognitiva.

É no cenário dos mais recentes desenvolvimentos que o verdadeiro potencial transformador começa a ser revelado. Modelos de linguagem avançados, junto aos avanços em visão computacional e transcrições de áudio, por exemplo, permitem que a máquinas sejam capazes de imitar a cognição humana de maneira antes inimaginável. Elas podem ler, ver e ouvir, interpretar a realidade, tomar decisões, em tempo real, a toda hora, sem descanso. Tais tecnologias não apenas podem aprimorar os processos de manufatura existentes com automações em novos níveis, mas também criam novas possibilidades para soluções inovadoras e disruptivas. E tem mais: estão disponíveis para todos de maneira incrivelmente acessível.

A grande boa notícia é que para abraçar plenamente o futuro da manufatura, é necessário apenas um deslocamento de paradigma no que diz respeito a dados. Não precisamos nos limitar à concepção de que os dados necessários para as tomadas de decisão precisam ser coletados e armazenados em grande bases estáticas. Os dados do futuro estã, ironicamente, no presente. São aqueles que captamos do mundo ao nosso redor em tempo real - o que se vê, se ouve, se experimenta. A capacidade de processar e interpretar estes tipos de dados sensoriais é o que pode desbloquear o próximo nível de inovação na manufatura, transformando processos, produtos, e até mesmo os modelos de negócios. A era da IA na manufatura está apenas começando e promete revolucionar o setor de maneiras ainda não totalmente imaginadas.

Contato