Agentes e cadeia de trabalho

Usando modelos de linguagem integrados para automatizar um fluxo de trabalho em um verificador de fatos

Nicholas Arand

5/20/20242 min read

Agentes de IA são entidades autônomas que realizam tarefas específicas utilizando inteligência artificial. Imagine-os como pequenos robôs de software, cada um especialista em uma área, que podem ser interligados para automatizar processos complexos. Essa conexão, chamada de "encadeamento", permite que um agente acione outro após completar sua tarefa, criando um fluxo de trabalho automatizado.

No exemplo que criamos aqui, encadeamos diferentes agentes para fazer a verificação de fatos na internet. A figura ilustra o exemplo prático. Se o usuário fornecer um fato descrevendo-o com suas palavras, um primeiro agente vai criar uma query de busca a partir deste fato descrito e que precisa ser verificado. Em seguida, outro agente usa essa query para buscar informações e notícias relacionadas aos fatos. Um terceiro agente se encarrega de ler as notícias encontradas para organizá-las para que um quarto agente possa avaliar os fatos presentes nas notícias, e compará-los com o fato inicial. Finalmente, um último agente formata a resposta formulada para que ela possa ser apresentada no formato da página da internet utilizada, com links e referências.Esse processo, que seria trabalhoso para humanos, torna-se rápido e eficiente com agentes de IA encadeados. As aplicações são vastas, desde a análise de documentos até o controle de processos industriais, demonstrando o poder da IA na automação inteligente.

Esse processo, que seria trabalhoso para humanos, torna-se rápido e eficiente com agentes de IA encadeados. As aplicações são vastas, desde a análise de documentos até o controle de processos industriais, demonstrando o poder da IA na automação inteligente.

Abaixo temos um demonstrativo do assistente descrito acima. Note que o assistente está armazenado em nuvem e funciona por meio de chamados diretos. Aqui estou chamando diretamente à partir de um script embedado no Blog, mas pode funcionar perfeitamente de um telefone ou qualquer outro tipo de aplicativo ou equipamento conectado.

Para usar basta descrever o fato que se deseja verificar ou postar diretamente a URL de uma notícia (https://...). Na aba de configurações, pode-se configurar os domínios de confiança onde notícias podem ser buscadas ou, se quiser, pode-se limpar a lista de domínios para que se realize a busca em toda a internet (mais sujeito a erros e notícias falsas). Pode-se também configurar outros parâmetros de busca das informações como quantas fontes diferentes queremos utilizar e qual a janela temporal da busca que queremos realizar (menor para notícias recentes e maior para fatos mais antigos).

Use a vontade, se eu ver que a coisa começa a ficar cara, eu retiro do ar. Como todos os exemplos que coloco por aqui, o código pode ser visto em meu github: https://github.com/nikinuk/GEMINI-fact-checker

Quer inventar um agente para a sua empresa? Entre em contato!